OBJETIVOS DO CURSO
Compreender os benefícios da gestão de riscos; Identificar os principais riscos em cada etapa da licitação; Aplicar medidas básicas para mitigar os riscos; Iniciar a implementação da gestão de riscos de forma gradual.
Ao final do curso, os participantes serão capazes de:
- Definir o que é gestão de riscos e sua importância em compras públicas;
- Identificar os principais riscos em cada fase da licitação: planejamento, edital, lances, habilitação, homologação e execução;
- Aplicar ferramentas simples para avaliar os riscos: probabilidade e impacto;
- Adotar medidas básicas para mitigar os riscos: prevenção, transferência e retenção;
- Estruturar uma matriz de risco simples para acompanhar os riscos ao longo da licitação.
A quem se destina?
Servidores públicos Federais, Estaduais e Municipais que queiram aprender e aperfeiçoar as técnicas de gerenciamento de riscos relacionados com os objetivos da organização, auditores internos e externos, profissionais das áreas de governança, gestão de riscos, controles internos, compliance, integridade.
METODOLOGIA
A carga horária de trabalhos e certificação neste curso é de 12 horas, sendo 12 horas de aulas ao vivo distribuídas em 04 encontros e atividades complementares disponíveis em ambiente virtual do INGEP EAD.
Realização das aulas ao vivo 26, 27, 28 e 29 de novembro de 2024
Turno da Manhã: Horários das 13h30min às 17h
*Intervalos de 15 minutos em cada turno
Conteúdo Programático
MÓDULO 1: INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RISCOS EM COMPRAS PÚBLICAS
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O que é gestão de riscos?
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Por que gerenciar riscos em contratações públicas?
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Benefícios da gestão de riscos para a organização;
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Governança, Compliance e Gestão de Riscos.
MÓDULO 2: IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE RISCOS
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Principais riscos em cada fase da licitação:
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Planejamento: orçamento, definição do objeto, etc.;
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Edital: clareza, requisitos, etc.;
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Lances: cartelização, erros de lances, etc.;
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Habilitação: documentação, pendências, etc.;
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Homologação: recursos, impugnações, etc.;
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Execução: atrasos, inadimplência, etc.;
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Riscos associados à falta de práticas sustentáveis.
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Ferramentas para avaliação de riscos: matriz de probabilidade e impacto.
MÓDULO 3: MITIGAÇÃO DE RISCOS E MATRIZ DE RISCO
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Medidas básicas para mitigar os riscos:
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Prevenção: medidas para evitar que o risco ocorra;
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Transferência: repasse do risco para terceiros;
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Retenção: assunção do risco pela organização.
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Elaboração de uma matriz de risco simples:
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Identificação dos riscos;
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Avaliação dos riscos;
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Plano de ação para mitigação dos riscos.
MÓDULO 4: ESTUDO DE CASO | APLICAÇÃO PRÁTICA E DISCUSSÃO
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Seleção de um processo de licitação real da FPE;
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Identificação e análise dos riscos presentes na licitação;
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Desenvolvimento de uma matriz de risco para mitigar os riscos identificados;
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Apresentação e discussão do estudo de caso em grupo.
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*participação dos instrutores não simultânea.
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INVESTIMENTO
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Pagamento:
- Empenho, Ordem de Pagamento e/ou Depósito em conta, ou ainda parcelado no cartão em credito.
*É possível parcelar a inscrição no cartão de crédito em nosso endereço eletrônico do INGEP EAD, para isso entre em contato conosco pelo e-mail ingep@ingep.com.br
Informamos desde logo os dados da empresa para efeito de consulta e cadastramento:
Nome: INGEP – DESENVOLVIMENTO GERENCIAL LTDA
CNPJ: 10.416.091/0001-02
Dados para depósito
Banco SICREDI- 748
Agência: 0116
Conta: 98371-6
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Cada login de acesso à sala virtual dá direito a um único acesso e certificação. É proibido o compartilhamento de senha ou link de acesso, identificados alunos ouvintes não inscritos, estes não receberam certificados de conclusão e será cobrado da instituição contratante o valor equivalente a 50% da equivalência de valor da inscrição por aluno participante.
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É vedada a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia, direitos reservados do autor.
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Após o termino de acesso ao ambiente virtual o curso será automaticamente excluído da plataforma INGEP EAD assim como as gravações das aulas ao vivo.
Requisitos para acesso ao curso:
I. A presente proposta não exige local específico para que os alunos se acomodem, mas é solicitado o cumprimento dos requisitos abaixo:
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Computador com acesso à internet de alta velocidade;
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Conexão de internet via cabo ou com ótima conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;
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Webcam (preferencial) e microfone ou fones de ouvido;
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Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.