
TEORIA E PRÁTICA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DE RESULTADO EM CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fixação de parâmetros objetivos para avaliação da execução, gestão e pagamento proporcional aos serviços entregues de acordo com a IN 5/2017 do MPDG e melhores práticas
Objetivos
deste curso
Debater sobre formas de contratação de serviços e especialmente sobre inserção de métricas e indicadores para avaliação do cumprimento e performance da execução contratual, e ampliar o debate sobre formas operacionais de acompanhamento e fiscalização do cumprimento e como registrar as ocorrências para gerar os impactos de proporcionalidade financeira.
Discutir a conveniência de utilização dos IMR´s – Instrumentos de Medição de Resultados nos diversos tipos de contratos mais demandados pela Administração Pública, visando capacitar os participantes para criarem ferramentas úteis para conduzir de modo objetivo, rígido e padronizado o acompanhamento de contratos, sempre com foco em resultado (solução de necessidades através de contratos com medição de performance), responsabilidade jurídica e visão gerencial holística.

A quem se destina?
Fiscais administrativos e gestores de contratos de prestação de serviços com atribuições relativas ao acompanhamento das obrigações trabalhistas, advogados, assessores jurídicos, profissionais que atuam nos departamentos de controle interno e externo e demais interessados no tema.
METODOLOGIA
A carga horária de trabalhos e certificação neste curso é de 16 horas, sendo 12 horas de aulas ao vivo distribuídas em 04 encontros e 04 horas de materiais complementares disponíveis em ambiente virtual do INGEP EAD., que a critério dos instrutores poderá ser vídeo aulas gravadas, artigos sobre o tema, compilação de legislação pertinente, materiais relativos ao tema disponíveis em redes sociais ou plataformas de conteúdo cuidadosamente selecionados e outros recursos relevantes.
Realização dos encontros ao vivo nos dias: 08, 09, 10 e 11 de abril de 2025
Turno da Manhã: Horário: das 09h às 12h
*com intervalo de 15 min em cada turno de aula.
Conteúdo Programático
1. A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A MEDIÇÃO DE RESULTADOS
-
Serviços autorizados e serviços recomendados para terceirização.
-
Listagem dos serviços mais comuns e classificação dos diversos tipos de serviços contratáveis e efeitos práticos desta distinção para criação de Instrumentos de Medição de Resultados - IMR´s.
-
O desafio da medição dos serviços contratados.
-
O que são Instrumentos de Medição de Resultados?
-
O que acontece com os Acordos por Nível de Serviços depois da instituição do IMR? (e o processo de transição)
-
Os bem sucedidos “SLA’s” nos contratos de tecnologia (Service Level Agreement) e seus ensinamentos.
2. DESENVOLVIMENTO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DE RESULTADO
-
Situações em que sejam recomendados ou mereçam ser dispensados os Instrumentos de Medição de Resultados.
-
Distinção de impactos do IMR e da multa (quando a dedução de valor tem qual natureza jurídica e seus impactos efetivos nos contratos – glosa ou multa?).
-
Critérios para criar/estabelecer Instrumentos de Medição de Resultados.
-
Objetividade na delimitação dos Instrumentos de Medição de Resultados.
-
Diferenças básicas relativas a Instrumentos de Medição de Resultados:
-
Indicadores métricos e objetivos por natureza/origem
-
Indicadores de origem subjetiva e mecanismo para conversão objetiva metrificada e padronizada;
-
Indicadores Fixos X Indicadores Escalonados.
-
-
Como medir contratos de serviços quando a execução é o mais importante e não apresenta artefatos ou tangíveis específicos;
-
A extração dos atributos importantes nos contratos de serviços que geram resultados perceptíveis;
-
Exemplos de Instrumentos de Medição de Resultados em serviços básicos/simples (como telefonia, limpeza, vigilância, transporte e outros) e em serviços intelectuais (como advocacia, serviços de engenharia, consultoria e outros);
-
Formas e local de inserção dos Instrumentos de Medição de Resultados no termo de referência, no contrato escrito e nos anexos.
-
Metodologia para criar Instrumentos de Medição de Resultados com o grupo interno de colaboradores – proposta de trabalho metodológico passo-a-passo.
-
Procedimentos para testar a coerência e adequação dos números antes da inclusão final no contrato e nas licitações.
3. FERRAMENTAS PARA AFERIÇÃO DOS RESULTADOS
-
Instrumentos para verificação dos resultados dos serviços prestados.
-
Formas de registro do resultado verificado.
-
Documentação para exigência de retificação de serviço mal avaliado.
4. A PROPORCIONALIDADE DA REMUNERAÇÃO DE ACORDO COM RESULTADO AVALIADO
-
Diferença entre glosa e multa no aspecto jurídico e no prático.
-
Possibilidades e limitações dos efeitos remuneratórios por resultado avaliado – “impactos limite”.
-
Prática de criação de planilhas para tratamento financeiro objetivo e proporcional dos resultados avaliados – “ponderação interna”.
5. ROTEIRO MENSAL DE MEDIÇÃO E FATURAMENTO DE CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DE RESULTADOS
-
Momento e prazos para fechamento de números preliminares.
-
Como abrir oportunidade para impugnação da medição pelo contratado e com isto elevar o respeito ao princípio do contraditório – forma e prazos recomendados e como adequar a cada realidade contratual.
-
Como resgatar fatos que ensejam números dos indicadores de resultado?
-
Estabelecimento do procedimento de apuração e da “janela de faturamento”.
-
Faturamento condicional e complementação de faturamento em caso de discordância com os resultados medidos enquanto aprofunda o histórico (nos casos de não utilizar ferramentas de verificação ou registro incontroversas).
-
Como regulamentar textualmente no contrato a provocação de faturamento somente após o ajuste de remuneração por resultado.
-
Tratamento relevante quanto à emissão nota fiscal e tributação em caso de desconto decorrente de IMR.
Conheça nossos instrutores especialistas no assunto

Participação especial
Laura Leiria
Palestrante, congressista e facilitadora de treinamentos abertos e fechados, em temáticas relacionadas à Licitações e Contratos.

Jerônimo Souto Leiria
Palestrante, congressista e facilitador de treinamentos abertos e fechados, em temáticas relacionadas à Licitações e Contratos. Pioneiro reconhecido e especialista brasileiro mais requisitado em Terceirização, é um profissional que se destaca por seu desempenho na introdução da técnica no país.

Andrea Morais Hermes
Palestrante de direito ambiental, sustentabilidade nas contratações públicas, promoção de estudos técnicos preliminares, elaboração de termos de referência e inclusão de cláusulas contratuais específicas de sustentabilidade. Especialista em adaptação do PLS – Plano de Logística Sustentável nas contratações públicas.

INVESTIMENTO
VALOR PROMOCIONAL com desconto para inscrições até dia 20/03/25
R$ 1.970,00
Para programa 100% Online, valor por participante.
Valor após
período promocional
R$ 2.420,00
Para programa 100% Online, valor por participante.
Pagamento:
- Empenho, Ordem de Pagamento e/ou Depósito em conta, ou ainda parcelado no cartão em credito.
*É possível parcelar a inscrição no cartão de crédito, para isso entre em contato conosco pelo e-mail ingep@ingep.com.br
Informamos desde logo os dados da empresa:
Nome: INGEP – DESENVOLVIMENTO GERENCIAL LTDA
CNPJ: 10.416.091/0001-02
Dados para depósito
Banco SICREDI- 748
Agência: 0116
Conta: 98371-6
-
Cada login de acesso à sala virtual dá direito a um único acesso e certificação. É proibido o compartilhamento de senha ou link de acesso, identificados alunos ouvintes não inscritos, estes não receberam certificados de conclusão e será cobrado da instituição contratante o valor equivalente a 50% da equivalência de valor da inscrição por aluno participante.
-
É vedada a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia, direitos reservados do autor.
-
Após o termino de acesso ao ambiente virtual o curso será automaticamente excluído da plataforma INGEP EAD assim como as gravações das aulas ao vivo.
Requisitos para acesso ao curso:
I. A presente proposta não exige local específico para que os alunos se acomodem, mas é solicitado o cumprimento dos requisitos abaixo:
-
Computador com acesso à internet de alta velocidade;
-
Conexão de internet via cabo ou com ótima conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;
-
Webcam (preferencial) e microfone ou fones de ouvido;
-
Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.