TEORIA E PRÁTICA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DE RESULTADO EM CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fixação de parâmetros objetivos para avaliação da execução, gestão e pagamento proporcional aos serviços entregues de acordo com a IN 5/2017 do MPDG e melhores práticas
Objetivos
deste curso
Debater sobre formas de contratação de serviços e especialmente sobre inserção de métricas e indicadores para avaliação do cumprimento e performance da execução contratual, e ampliar o debate sobre formas operacionais de acompanhamento e fiscalização do cumprimento e como registrar as ocorrências para gerar os impactos de proporcionalidade financeira.
Discutir a conveniência de utilização dos IMR´s – Instrumentos de Medição de Resultados nos diversos tipos de contratos mais demandados pela Administração Pública, visando capacitar os participantes para criarem ferramentas úteis para conduzir de modo objetivo, rígido e padronizado o acompanhamento de contratos, sempre com foco em resultado (solução de necessidades através de contratos com medição de performance), responsabilidade jurídica e visão gerencial holística.
A quem se destina?
Fiscais administrativos e gestores de contratos de prestação de serviços com atribuições relativas ao acompanhamento das obrigações trabalhistas, advogados, assessores jurídicos, profissionais que atuam nos departamentos de controle interno e externo e demais interessados no tema.
METODOLOGIA
A carga horária de trabalhos e certificação neste curso é de 16 horas, sendo 12 horas de aulas ao vivo distribuídas em 04 encontros e 04 horas de materiais complementares disponíveis em ambiente virtual do INGEP EAD.
OBS: A critério dos instrutores poderá ainda, ser incluído vídeo aulas gravadas, artigos sobre o tema, compilação de legislação pertinente, vídeos e materiais relativos ao tema disponíveis em redes sociais ou plataformas de conteúdo cuidadosamente selecionados e outros recursos relevantes.
Realização dos encontros ao vivo nos dias: 05, 06, 07 e 08 de novembro de 2024
Turno da Manhã: Horário: das 09h às 12h
*com intervalo de 15 min em cada turno de aula.
Conteúdo Programático
1. A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A MEDIÇÃO DE RESULTADOS
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Serviços autorizados e serviços recomendados para terceirização.
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Listagem dos serviços mais comuns e classificação dos diversos tipos de serviços contratáveis e efeitos práticos desta distinção para criação de Instrumentos de Medição de Resultados - IMR´s.
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O desafio da medição dos serviços contratados.
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O que são Instrumentos de Medição de Resultados?
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O que acontece com os Acordos por Nível de Serviços depois da instituição do IMR? (e o processo de transição)
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Os bem sucedidos “SLA’s” nos contratos de tecnologia (Service Level Agreement) e seus ensinamentos.
2. DESENVOLVIMENTO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DE RESULTADO
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Situações em que sejam recomendados ou mereçam ser dispensados os Instrumentos de Medição de Resultados.
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Distinção de impactos do IMR e da multa (quando a dedução de valor tem qual natureza jurídica e seus impactos efetivos nos contratos – glosa ou multa?).
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Critérios para criar/estabelecer Instrumentos de Medição de Resultados.
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Objetividade na delimitação dos Instrumentos de Medição de Resultados.
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Diferenças básicas relativas a Instrumentos de Medição de Resultados:
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Indicadores métricos e objetivos por natureza/origem
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Indicadores de origem subjetiva e mecanismo para conversão objetiva metrificada e padronizada;
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Indicadores Fixos X Indicadores Escalonados.
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Como medir contratos de serviços quando a execução é o mais importante e não apresenta artefatos ou tangíveis específicos;
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A extração dos atributos importantes nos contratos de serviços que geram resultados perceptíveis;
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Exemplos de Instrumentos de Medição de Resultados em serviços básicos/simples (como telefonia, limpeza, vigilância, transporte e outros) e em serviços intelectuais (como advocacia, serviços de engenharia, consultoria e outros);
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Formas e local de inserção dos Instrumentos de Medição de Resultados no termo de referência, no contrato escrito e nos anexos.
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Metodologia para criar Instrumentos de Medição de Resultados com o grupo interno de colaboradores – proposta de trabalho metodológico passo-a-passo.
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Procedimentos para testar a coerência e adequação dos números antes da inclusão final no contrato e nas licitações.
3. FERRAMENTAS PARA AFERIÇÃO DOS RESULTADOS
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Instrumentos para verificação dos resultados dos serviços prestados.
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Formas de registro do resultado verificado.
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Documentação para exigência de retificação de serviço mal avaliado.
4. A PROPORCIONALIDADE DA REMUNERAÇÃO DE ACORDO COM RESULTADO AVALIADO
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Diferença entre glosa e multa no aspecto jurídico e no prático.
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Possibilidades e limitações dos efeitos remuneratórios por resultado avaliado – “impactos limite”.
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Prática de criação de planilhas para tratamento financeiro objetivo e proporcional dos resultados avaliados – “ponderação interna”.
5. ROTEIRO MENSAL DE MEDIÇÃO E FATURAMENTO DE CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DE RESULTADOS
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Momento e prazos para fechamento de números preliminares.
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Como abrir oportunidade para impugnação da medição pelo contratado e com isto elevar o respeito ao princípio do contraditório – forma e prazos recomendados e como adequar a cada realidade contratual.
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Como resgatar fatos que ensejam números dos indicadores de resultado?
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Estabelecimento do procedimento de apuração e da “janela de faturamento”.
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Faturamento condicional e complementação de faturamento em caso de discordância com os resultados medidos enquanto aprofunda o histórico (nos casos de não utilizar ferramentas de verificação ou registro incontroversas).
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Como regulamentar textualmente no contrato a provocação de faturamento somente após o ajuste de remuneração por resultado.
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Tratamento relevante quanto à emissão nota fiscal e tributação em caso de desconto decorrente de IMR.
Conheça nossa instrutora especialista no assunto
Laura Leiria
Palestrante, congressista e facilitadora de treinamentos abertos e fechados, em temáticas relacionadas à Licitações e Contratos.
Participação especial
Gustavo Cauduro Hermes
Palestrante, congressista e facilitador de treinamentos abertos e fechados, em temáticas relacionadas à Licitações e Contratos.
INVESTIMENTO
Valor promocional com desconto para inscrições até dia 20/08/24
R$ 1.970,00
Para programa 100% Online, valor por participante.
Valor após
período promocional
R$ 2.420,00
Para programa 100% Online, valor por participante.
Pagamento:
- Empenho, Ordem de Pagamento e/ou Depósito em conta, ou ainda parcelado no cartão em credito.
*É possível parcelar a inscrição no cartão de crédito em nosso endereço eletrônico do INGEP EAD, para isso entre em contato conosco pelo e-mail ingep@ingep.com.br
Informamos desde logo os dados da empresa para efeito de consulta e cadastramento:
Nome: INGEP – DESENVOLVIMENTO GERENCIAL LTDA
CNPJ: 10.416.091/0001-02
Dados para depósito
Banco SICREDI- 748
Agência: 0116
Conta: 98371-6
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Cada login de acesso à sala virtual dá direito a um único acesso e certificação. É proibido o compartilhamento de senha ou link de acesso, identificados alunos ouvintes não inscritos, estes não receberam certificados de conclusão e será cobrado da instituição contratante o valor equivalente a 50% da equivalência de valor da inscrição por aluno participante.
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É vedada a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia, direitos reservados do autor.
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Após o termino de acesso ao ambiente virtual o curso será automaticamente excluído da plataforma INGEP EAD assim como as gravações das aulas ao vivo.
Requisitos para acesso ao curso:
I. A presente proposta não exige local específico para que os alunos se acomodem, mas é solicitado o cumprimento dos requisitos abaixo:
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Computador com acesso à internet de alta velocidade;
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Conexão de internet via cabo ou com ótima conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;
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Webcam (preferencial) e microfone ou fones de ouvido;
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Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.