top of page
Grupo de executivos sentados ao redor da mesa
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS
CONTRATAÇÕES COM A UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

curso sobre planejamento estratégico das contratações tem como objetivo geral fundamentar o conhecimento dos aspectos envolvidos nas etapas de planejamento das contratações, cerne da Nova Lei de Licitações e Contratos. A utilização de Inteligência Artificial (IA) neste processo se comporta como um copiloto auxiliando na produção textual, obtenção de insights, descrição de técnicas e resolução de problemas de forma ágil, escalável e eficiente. Especial ênfase será dada ao potencial de implementação da IA no setor público, visando otimizar processos de contratação, desde o planejamento até a gestão de contratos, o que inclui a elaboração do Estudo Técnico Preliminar, Análise de Riscos e Termo de Referência.

O curso visa também capacitar os participantes para implementar e gerir soluções de IA em processos de contratação, promovendo a eficiência, a redução de custos e o aumento da transparência. Será dada atenção especial aos aspectos éticos e legais relacionados ao uso de IA, enfatizando a importância de desenvolver e aplicar essas tecnologias de forma responsável e transparente, assegurando a equidade e a proteção dos dados.

Além disso, o programa procura incentivar uma mentalidade inovadora entre os servidores públicos, estimulando-os a explorar como as tecnologias emergentes podem contribuir para a modernização dos serviços públicos e aprimorar o atendimento às demandas da sociedade. A troca de experiências e a colaboração entre os participantes serão fomentadas, criando um ambiente rico para o compartilhamento de desafios, soluções e melhores práticas relacionadas ao uso de IA no setor público.

Em suma, este curso almeja preparar os participantes não apenas com uma sólida compreensão teórica sobre o planejamento das contratações, mas também com habilidades práticas para aplicar esses conhecimentos na melhoria dos processos de contratação pública. Ao fazer isso, espera-se promover uma abordagem ética, transparente e inovadora do uso de tecnologias de IA, contribuindo para a eficiência, a transparência e a modernização da gestão pública.

Objetivos
deste curso

Ao concluir este curso, os alunos poderão aplicar com confiança os princípios e práticas relativas ao planejamento das contratações, desde o Estudo Técnico Preliminar, Análise de Riscos, até a elaboração do Termo de Referência, fortalecendo assim a eficiência, transparência e integridade dos processos de aquisição do setor público.

Rindo do público

A quem se destina?

Servidoras e servidores públicos federais, estaduais e municipais envolvidos em quaisquer etapas das contratações públicas, do demandante à autoridade competente.

METODOLOGIA

A carga horária de trabalhos e certificação neste curso é de 16 horas, de aulas ONLINE ao VIVO distribuídas em 04 encontros e 04 horas de materiais complementares disponíveis em ambiente virtual do INGEP EAD.

OBS:  A critério da instrutor poderá ainda, ser incluído  artigos sobre o tema,  compilação de legislação pertinente, vídeos e materiais relativos ao tema disponíveis em redes sociais ou plataformas de conteúdo cuidadosamente selecionados e outros recursos relevantes.

Realização dos encontros ao vivo nos dias: 27 e 28 de agosto de 2024

Turno integral (manhã e tarde): das 08h30min às 12h30min e das 14h às 18h

*com intervalo de 15 min em cada turno de aula.

Apostila contendo todo o conteúdo do curso, repositório de comandos para utilizar de forma automatizada na elaboração de documentos.

Conteúdo Programático 

MÓDULO 1: INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

  • Conceitos básicos de IA

  • História e evolução da IA

  • Questões éticas

 

MÓDULO 2: DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DA DEMANDA

  • Levantamento das necessidades

  • Formalização do DFD no PCA

  • Justificativa e descrição sucinta dos objetos

 

MÓDULO 3: ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR

  • Utilização integral do ETP

  • Justificativas para não utilização integral do ETP ou sua dispensa

  • Abordagem tópico à tópico dos elementos da ETP

  • Construção do ETP com diferentes IAs

 

MÓDULO 4: ANÁLISE DE RISCOS

  • Diferentes metodologias de Análise de Risco

  • Analise de Riscos X Matriz de Riscos

  • Impacto X probabilidade na análise de riscos

  • O uso das IAs na elaboração desta etapa

 

MÓDULO 5: TERMO DE REFERÊNCIA

  • Construção do TR com IAs

  • Tópicos especiais em elaboração de TR

  • Responsabilização durante a fase de planejamento

Conheça nosso instrutor especialista no assunto

Gusavo.tato_2_2.jpg

Gustavo Tato

Servidor Público Federal do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Pregoeiro/Agente de Contratação e Presidente da Comissão Permanente de Licitações. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Administração Pública pelo SENAC. Pós Graduado em Gestão da Biodiversidade pela Escola Nacional de Botânica Tropical. Mestrando em Administração pela Unigranrio.

Possuo mais de 14 anos de experiência em logística de compras públicas, licitações e contratos. Além de atuar nestas temáticas, promovo inovações em licitações e contratos, sendo um dos pioneiros do uso de Inteligências Artificiais em licitações no Brasil, já tendo capacitado uma infinidade de servidores públicos na utilização desta tecnologia. Ainda sobre inovação, realizei o primeiro pregão eletrônico para concessão de áreas públicas do país, com metodologia própria (Pregão Negativo).

Atuo ainda como professor facilitador em escolas de Governo como ENAP, ESAF e Escola Jardim, esta última vinculada à Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Além disso, atuo como Professor em diversas escolas privadas voltadas para treinamentos de Servidores Públicos. Exerço mentoria em meu órgão de origem tendo sido o responsável por diferentes projetos como a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e a Coordenação do Comitê de Integridade. Atualmente coordeno o Grupo de Trabalho para implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos. Promovo ainda ações de criação e divulgação de conteúdos relativos à Administração Pública em mídias como Instagran, tiktok e Youtube.

Design sem nome.png

INVESTIMENTO

Valor promocional com desconto para inscrições até dia 30/07/24

R$ 1.800,00

Para programa 100% Online, valor por participante.

Valor após

período promocional 

R$ 2.140,00

Para programa 100% Online, valor por participante.

Pagamento:

- Empenho, Ordem de Pagamento e/ou Depósito em conta, ou ainda parcelado no cartão em credito.

*É possível parcelar a inscrição no cartão de crédito em nosso endereço eletrônico do INGEP EAD, para isso entre em contato conosco pelo e-mail ingep@ingep.com.br

Informamos desde logo os dados da empresa para efeito de consulta e cadastramento:

Nome: INGEP – DESENVOLVIMENTO GERENCIAL LTDA

CNPJ: 10.416.091/0001-02

Dados para depósito

Banco SICREDI- 748

Agência: 0116

Conta: 98371-6

  1. Cada login de acesso à sala virtual dá direito a um único acesso e certificação. É proibido o compartilhamento de senha ou link de acesso, identificados alunos ouvintes não inscritos, estes não receberam certificados de conclusão e será cobrado da instituição contratante o valor equivalente a 50% da equivalência de valor da inscrição por aluno participante.

  2. É vedada a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia, direitos reservados do autor.

  3. Após o termino de acesso ao ambiente virtual o curso será automaticamente excluído da plataforma INGEP EAD assim como as gravações das aulas ao vivo.

Requisitos para acesso ao curso:

I. A presente proposta não exige local específico para que os alunos se acomodem, mas é solicitado o cumprimento dos requisitos abaixo:

  1. Computador com acesso à internet de alta velocidade;

  2. Conexão de internet via cabo ou com ótima conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;

  3. Webcam (preferencial) e microfone ou fones de ouvido;

  4. Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

 

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

bottom of page