
PLANILHA PRO: PRÁTICA AVANCADA DE PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS DOS CONTRATOS TERCEIRIZADOS
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
Apresentar práticas inovadoras e possibilidades de melhorias para contratação de serviços terceirizados mais eficientes;
Realizar simulações e cálculos práticos;
Fornecer reciclagem sobre a temática, tendo como norteador as orientações da IN 5/17 SEGES/MP, as orientações emitidas pela SEGES e julgados recentes do TCU e outros;
Apresentar subsídios técnicos e fundamentação suficientes para efetuar de forma segura e eficaz, a análise crítica de planilha de custos e formação de preços dos serviços contínuos em regime de dedicação exclusiva de mão de obra.

A quem se destina?
Servidores públicos que atuam na elaboração de planilhas referenciais de contratações de serviço, pregoeiros de comissão de licitação que analisam as planilhas de custos, gestores de contratos e todos aqueles que necessitam conhecer com maior profundidade os procedimentos e orientações necessários para a elaboração e análise das planilhas de custos e formação de preço.
Imprescindível para o curso que já atue com elaboração e análise de planilhas de custos, ou conhecimento prévio mediante realização de curso anterior sobre a temática.
METODOLOGIA
A carga horária de trabalhos e certificação neste curso é de 20 horas, sendo 17h e 30min de aulas ao vivo distribuídas em 05 encontros e 2 horas e 30min de atividades complementares disponíveis em ambiente virtual do INGEP EAD.
OBS: A critério da instrutora poderá ainda, ser incluído vídeo aulas gravadas, artigos sobre o tema, outras planilhas de controle, compilação de legislação pertinente, vídeos e materiais relativos ao tema disponíveis em redes sociais ou plataformas de conteúdo cuidadosamente selecionados e outros recursos relevantes.
Realização dos encontros ao vivo nos dias: 26, 27, 28 e 29 de maio de 2025
Turno da Manhã - Das 13h30min às 17h30min
*com intervalo de 15 min em cada turno de aula.
Material em formato digital disponível em ambiente virtual INGEP EAD
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Apostila em PDF com slides projetados durante o curso.
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Planilhas referenciais em excel, editáveis, com a estrutura referenciada na IN 5/17 Seges/MP com alguns facilitadores, elaborada pela instrutora com fórmulas ajustadas durante o curso, totalmente prontas para implementação imediata.
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Todo material base e complementar ao curso que integram as horas complementares do curso.
Conteúdo Programático
PONTUAÇÕES SOBRE O PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS
1. Boas práticas para a construção de um modelo estrutural padronizado para a Instituição.
2. Discussões em torno da definição da Convenção Coletiva a ser utilizada como base para a planilha referencial da licitação:
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Utilização das orientações trazidas no Decreto 12.174/2024 e regulamentadas nas Instruções Normativas da SEGES
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Categorias profissionais não previstas em nenhuma CCT
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Categorias profissionais cujo perfil necessário demandem pagamento de valores acima do piso salarial da categoria
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CCT vencida no momento do planejamento da contratação e a vedação a ultratividade das normas coletivas.
3. Planejamento da inclusão do custo de Horas Extraordinárias sob demanda em serviços em regime DEMO e suas incidências na formação do preço.
4. Atividades com possível insalubridade: Como proceder diante da incerteza.
5. Pontos polêmicos relacionados ao custo com encargos sociais sobre a mão de obra.
DISCUSSÕES APROFUNDADAS E BOAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PREÇOS DE SERVIÇOS ESPECÍFICOS:
6. Serviços de conservação e limpeza
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Contratação de serviços com unidade de medida posto de trabalho ou m² de área limpa. Qual a melhor opção? Vantagens e desvantagens.
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Como estimar quantitativo de postos de trabalhos utilizando métricas de produtividade?
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Contratação de postos de trabalho para cumular funções de servente + copeiragem ou servente de limpeza + jardinagem. Implicações e cuidados.
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Cumulação de outros serviços num mesmo contrato: facilities soft services
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Definição de insumos e materiais necessários para execução dos serviços utilizando percentual referencial em relação aos valores estimados
7. Serviços de vigilância
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Cálculo do valor do posto de trabalho em regime 12x36 noturno e diurno.
PADRONIZAÇÃO DE GLOSAS PARA A GESTÃO DOS CONTRATOS EM REGIME DEMO
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Glosas por serviços não prestados (Faltas por dia, faltas por hora de não substituição dos postos).
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Glosas referentes a vale Transporte não repassados aos empregados (empregados que não fazem jus ao direito ou em casos de dispensa em razão de períodos de recessos e pontos facultativos) .
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Glosas referentes ao Vale-Alimentação por dia não trabalhado (em casos de dispensa em razão de recessos e pontos facultativos).
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Glosas em razão de não substituição em período de férias.
ANÁLISE E CÁLCULO PRÁTICO DE REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA
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Análise de cases e exercícios práticos.
Conheça nossa instrutora especialista no assunto

Flaviana Paim
Palestrante, congressista e facilitadora de treinamentos abertos e fechados há mais de 15 anos, em temáticas relacionadas à Licitações e Contratos, com enfoque específico para planejamento, gestão e fiscalização de serviços terceirizados na Administração Pública.

INVESTIMENTO
Valor promocional com desconto para inscrições até dia 05/05/25
R$ 2.140,00
Para programa 100% Online, valor por participante.
Valor após
período promocional
R$ 2.600,00
Para programa 100% Online, valor por participante.
Pagamento:
- Empenho, Ordem de Pagamento e/ou Depósito em conta, ou ainda parcelado no cartão em credito.
*É possível parcelar a inscrição no cartão de crédito, para isso entre em contato conosco pelo e-mail ingep@ingep.com.br
Informamos os dados da empresa:
Nome: INGEP – DESENVOLVIMENTO GERENCIAL LTDA
CNPJ: 10.416.091/0001-02
Dados para depósito
Banco SICREDI- 748
Agência: 0116
Conta: 98371-6
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Cada login de acesso à sala virtual dá direito a um único acesso e certificação. É proibido o compartilhamento de senha ou link de acesso, identificados alunos ouvintes não inscritos, estes não receberam certificados de conclusão e será cobrado da instituição contratante o valor equivalente a 50% da equivalência de valor da inscrição por aluno participante.
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É vedada a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia, direitos reservados do autor.
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Após o termino de acesso ao ambiente virtual o curso será automaticamente excluído da plataforma INGEP EAD assim como as gravações das aulas ao vivo.
Requisitos para acesso ao curso:
I. A presente proposta não exige local específico para que os alunos se acomodem, mas é solicitado o cumprimento dos requisitos abaixo:
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Computador com acesso à internet de alta velocidade;
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Conexão de internet via cabo ou com ótima conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;
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Webcam (preferencial) e microfone ou fones de ouvido;
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Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.