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PLANILHA PRO:  PRÁTICA AVANCADA DE PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS DOS CONTRATOS TERCEIRIZADOS
 

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

 

Apresentar práticas inovadoras e possibilidades de melhorias para contratação de serviços terceirizados mais eficientes;

Realizar simulações e cálculos práticos;

Fornecer reciclagem sobre a temática, tendo como norteador as orientações da IN 5/17 SEGES/MP, as orientações emitidas pela SEGES e julgados recentes do TCU e outros;

Apresentar subsídios técnicos e fundamentação suficientes para efetuar de forma segura e eficaz, a análise crítica de planilha de custos e formação de preços dos serviços contínuos em regime de dedicação exclusiva de mão de obra.

Rindo do público

A quem se destina?

Servidores públicos que atuam na elaboração de planilhas referenciais de contratações de serviço, pregoeiros de comissão de licitação que analisam as planilhas de custos, gestores de contratos e todos aqueles que necessitam conhecer com maior profundidade os procedimentos e orientações necessários para a elaboração e análise  das planilhas de custos e formação de preço.

Imprescindível para o curso que já atue com elaboração e análise de planilhas de custos, ou conhecimento prévio mediante realização de curso anterior sobre a temática.

METODOLOGIA

A carga horária de trabalhos e certificação neste curso é de 20 horas, sendo 17h e 30min de aulas ao vivo distribuídas em 05 encontros e 2 horas e 30min  de atividades complementares disponíveis em ambiente virtual do INGEP EAD.

OBS:  A critério da instrutora poderá ainda, ser incluído vídeo aulas gravadas, artigos sobre o tema, outras planilhas de controle, compilação de legislação pertinente, vídeos e materiais relativos ao tema disponíveis em redes sociais ou plataformas de conteúdo cuidadosamente selecionados e outros recursos relevantes.

Realização dos encontros ao vivo nos dias: 26, 27, 28 e 29 de maio de 2025

Turno da Manhã - Das 13h30min às 17h30min

*com intervalo de 15 min em cada turno de aula.

Material em formato digital disponível em ambiente virtual INGEP EAD
  • Apostila em PDF com slides projetados durante o curso.

  • Planilhas referenciais em excel, editáveis, com a estrutura referenciada na IN 5/17 Seges/MP com alguns facilitadores, elaborada pela instrutora com fórmulas ajustadas durante o curso, totalmente prontas para implementação imediata.

  • Todo material base e complementar ao curso que integram as horas complementares do curso.

Conteúdo Programático 

PONTUAÇÕES SOBRE O PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS  

 

1. Boas práticas para a construção de um modelo estrutural padronizado para a Instituição.

 

2. Discussões em torno da definição da Convenção Coletiva a ser utilizada como base para a planilha referencial da licitação:

 

  • Utilização das orientações trazidas no Decreto 12.174/2024 e regulamentadas nas Instruções Normativas da SEGES

  • Categorias profissionais não previstas em nenhuma CCT

  • Categorias profissionais cujo perfil necessário demandem pagamento de valores acima do piso salarial da categoria

  • CCT vencida no momento do planejamento da contratação e a vedação a ultratividade das normas coletivas.

 

 

3. Planejamento da inclusão do custo de Horas Extraordinárias sob demanda em serviços em regime DEMO e suas incidências na formação do preço.

 

4. Atividades com possível insalubridade: Como proceder diante da incerteza.

 

5. Pontos polêmicos relacionados ao custo com encargos sociais sobre a mão de obra.

 

DISCUSSÕES APROFUNDADAS E BOAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PREÇOS DE SERVIÇOS ESPECÍFICOS:

6. Serviços de conservação e limpeza

  • Contratação de serviços com unidade de medida posto de trabalho ou m² de área limpa. Qual a melhor opção? Vantagens e desvantagens.

  • Como estimar quantitativo de postos de trabalhos utilizando métricas de produtividade? 

  • Contratação de postos de trabalho para cumular funções de servente + copeiragem ou servente de limpeza + jardinagem. Implicações e cuidados.

  • Cumulação de outros serviços num mesmo contrato: facilities soft services

  • Definição de insumos e materiais necessários para execução dos serviços utilizando percentual referencial em relação aos valores estimados

7. Serviços de vigilância

  • Cálculo do valor do posto de trabalho em regime 12x36 noturno e diurno.

 

PADRONIZAÇÃO DE GLOSAS PARA A GESTÃO DOS CONTRATOS EM REGIME DEMO

  • Glosas por serviços não prestados (Faltas por dia, faltas por hora de não substituição dos postos).

  • Glosas referentes a vale Transporte não repassados aos empregados (empregados que não fazem jus ao direito ou em casos de dispensa em razão de períodos de recessos e pontos facultativos) .

  • Glosas referentes ao Vale-Alimentação por dia não trabalhado (em casos de dispensa em razão de recessos e pontos facultativos).

  • Glosas em razão de não substituição em período de férias.

 

ANÁLISE E CÁLCULO PRÁTICO DE REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA

  • Análise de cases e exercícios práticos.

Conheça nossa instrutora especialista no assunto

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Flaviana Paim

Palestrante, congressista e facilitadora de treinamentos abertos e fechados há mais de 15 anos, em temáticas relacionadas à Licitações e Contratos, com enfoque específico para planejamento, gestão e fiscalização de serviços terceirizados na Administração Pública.

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INVESTIMENTO

Valor promocional com desconto para inscrições até dia 05/05/25

R$ 2.140,00

Para programa 100% Online, valor por participante.

Valor após

período promocional 

R$ 2.600,00

Para programa 100% Online, valor por participante.

Pagamento:

- Empenho, Ordem de Pagamento e/ou Depósito em conta, ou ainda parcelado no cartão em credito.

*É possível parcelar a inscrição no cartão de crédito, para isso entre em contato conosco pelo e-mail ingep@ingep.com.br

Informamos os dados da empresa:

Nome: INGEP – DESENVOLVIMENTO GERENCIAL LTDA

CNPJ: 10.416.091/0001-02

Dados para depósito

Banco SICREDI- 748

Agência: 0116

Conta: 98371-6

  1. Cada login de acesso à sala virtual dá direito a um único acesso e certificação. É proibido o compartilhamento de senha ou link de acesso, identificados alunos ouvintes não inscritos, estes não receberam certificados de conclusão e será cobrado da instituição contratante o valor equivalente a 50% da equivalência de valor da inscrição por aluno participante.

  2. É vedada a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia, direitos reservados do autor.

  3. Após o termino de acesso ao ambiente virtual o curso será automaticamente excluído da plataforma INGEP EAD assim como as gravações das aulas ao vivo.

Requisitos para acesso ao curso:

I. A presente proposta não exige local específico para que os alunos se acomodem, mas é solicitado o cumprimento dos requisitos abaixo:

  1. Computador com acesso à internet de alta velocidade;

  2. Conexão de internet via cabo ou com ótima conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;

  3. Webcam (preferencial) e microfone ou fones de ouvido;

  4. Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

 

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

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