top of page
2.png
PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO E ANÁLISE DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

Este treinamento foi especialmente elaborado para quem precisa entender a metodologia da composição de custos. 

Não é exatamente um curso básico, mas tem por objetivo principal propiciar ao participante um passo a passo para elaboração das planilhas, com memória de cálculo dos diversos itens de custos que o compõem,  tendo como norteador as orientações da IN 5/17 SEGES/MP,  além de oferecer subsídios técnicos para que este possa efetuar de forma segura e eficaz, a análise crítica de planilha de custos e formação de preços oferecidas pelos licitantes na condução do processo de julgamento da licitação e também posteriormente, para a própria condução das repactuações e reajustes de itens do preço.

APRESENTAÇÃO

Sabe-se que a análise das planilhas de custos e formação de preços é tema extremamente complexo e polêmico, que exige conhecimento integrado de direito trabalhista e tributário, além de conhecimento contábil e financeiro.

 

Conhecimentos estes, que são pontos fortes da instrutora deste curso, devido a sua formação profissional e experiência prática ao longo de quase 20 anos dedicando-se a auxiliar Administrações Públicas e fornecedores de serviços nesta árdua tarefa.

Nos procedimentos licitatórios, quando se planeja contratar serviços terceirizados é necessário a existência de um orçamento detalhado por meio de planilhas onde haja a discriminação dos custos unitários de cada serviço ou material que componha o objeto licitação.

Assim, cabe a Administração a elaboração dessa planilha referencial da contratação, para que esta possa conduzir o processo licitatório bem como, posteriormente gerenciar e acompanhar o contrato advindo dele.  

Há várias formas e metodologias para a formação do preço de um serviço. No entanto, especialmente quando estamos diante de serviços contínuos em regime de dedicação exclusiva de mão de obra, a demonstração dessa formação do preço de dá por meio do preenchimento de planilhas detalhas de composição de custos. Dominar este processo certamente traz mais segurança ao planejamento, ao julgamento das propostas no certame licitatório e posteriormente na fase de execução.

Este curso tem como objetivo apresentar o passo a passo inicial e memorial de cálculo para a elaboração das planilhas tendo como base as orientações e diretrizes desenvolvidas pela Secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, através da “famosa” e inspiradora  IN nº  5/17 publicada no D.O.U em 26 de maio de 2017  que acaba sendo uma boa referência para toda a Administração Pública brasileira.

Muito embora a In 5/17 não seja obrigatória para órgãos ou entidades não contemplados pelo sistema SIASG, suas diretrizes são amplamente utilizadas e recomendadas por muitos órgãos de controle para serem utilizadas por outras instituições não integrantes. Assim, muito embora o curso traga a metodologia utilizada na IN 5/17 e nos cadernos técnicos federais em torno do tema, a utilização desta por outras Instituições, é muito bem-vinda como forma de simplificação e padronização de procedimentos internos, uma vez que são diretrizes referenciais e amplamente reconhecidas pelo mercado fornecedor de serviços.

O curso foi pensado exatamente para quem precisa entender a metodologia da formação de preços, que exige conhecimento integrado do próprio regime de licitações, de direito trabalhista celetista e o conhecimento dos regimes tributário das empresas, além de pinceladas de conhecimento contábil e até matemático.

​​

Inscreva-se nesse curso e aprenda com maior especialista no tema a elaborar, analisar e julgar as planilhas de custos e formação de preços de uma maneira objetiva, concisa e muito prática, que vai ampliar sua visão sobre o tema.  

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

Espera-se que ao final da apresentação os participantes possam:

·        

Dominar conceitos, técnicas e a metodologia para elaboração das planilhas de custos e formação de preços para contratação de serviços em regime de dedicação exclusiva de mão de obra usuais;

 

Analisar as planilhas de custos constantes nas propostas das licitações de forma segura juridicamente, tendo como base referencial as orientações da IN 5/17 Seges-MP e de diversos órgãos de controle, em especial a recente jurisprudência do Tribunal de Contas da União;

 

Compreender as questões polêmicas e controversas sobre a temática, discutindo caminhos e alternativas para contornar tais situações, sempre pautadas nas mais recentes jurisprudências e orientações do Tribunal de Contas da União, relacionadas com a formação do preço e a planilha de custos.

;

Ter conhecimento e subsídios jurídicos e numéricos para uma gestão de contratos eficiente e pautada pela economicidade e legalidade.

 

Rindo do público

A quem se destina?

Servidores de áreas requisitantes de serviços responsáveis pela elaboração de planilhas que não tenham conhecimento sobre o tema, ou tenha pouco conhecimento, agentes de contratação, pregoeiros, membros de comissão de licitação, agentes de contratação, assessores jurídicos, servidores que atuam nos departamentos de controle interno e externo, gestores de contrato e demais interessados no tema. 

METODOLOGIA

A carga horária de trabalhos e certificação neste curso é de 24 horas, sendo 20 horas de aulas ao vivo distribuídas em 05 encontros e 04 horas  de atividades complementares disponíveis em ambiente virtual do INGEP EAD.

OBS:  A critério da instrutora poderá ainda, ser incluído vídeo aulas gravadas, artigos sobre o tema, outras planilhas de controle, compilação de legislação pertinente, vídeos e materiais relativos ao tema disponíveis em redes sociais ou plataformas de conteúdo cuidadosamente selecionados e outros recursos relevantes.

Realização dos encontros ao vivo nos dias: 12, 13, 14, 15 e 16 de maio de 2025

Turno da Manhã - Das 13h30min às 17h30min

*com intervalo de 15 min em cada turno de aula.

Material em formato digital disponível em ambiente virtual INGEP EAD
  • Apostila em PDF com slides projetados durante o curso.

  • Planilhas referenciais em excel, editáveis, com a estrutura referenciada na IN 5/17 Seges/MP com alguns facilitadores, elaborada pela instrutora com fórmulas ajustadas durante o curso, totalmente prontas para implementação imediata.

  • Todo material base e complementar ao curso que integram as horas complementares do curso.

Conteúdo Programático 

PARTE I

ASPECTOS RELEVANTES DO PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PREÇOS.

  • Contextualização e conceito de planilha de Custos e Formação de Preços

  • Principais modelos contratuais e definição dos custos da prestação de serviço

  • Categorias profissionais a serem contratadas

  • A definição da Convenção Coletiva da categoria a ser utilizada como base para planilha referencial e seu impacto.

 

  • Definição de Pisos salariais e demais benefícios das categorias profissionais

  • Utilização das orientações trazidas no Decreto 12.174/2024 e regulamentadas nas Instruções Normativas da SEGES

  • Categorias profissionais não previstas em nenhuma CCT

  • Categorias profissionais cujo perfil necessário demandem pagamento de valores acima do piso salarial da categoria

  • CCT vencida no momento do planejamento da contratação e a vedação a ultratividade das normas coletivas.

  • Modelo estrutural de planilha (modelo próprio desenvolvido tendo como base as orientações da IN 5/17).

 

PARTE II

ANÁLISE DE EXEQUIBILIDADE DAS PLANILHAS DE CUSTOS

  • Itens de custos de imposição legal e itens de custos passíveis de diminuição/negociação

  • Análise de exequibilidade das propostas e a presunção relativa de exequibilidade

  • Desclassificação de propostas com vícios insanáveis e o formalismo moderado

 

PARTE III

PASSO-A-PASSO PARA ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS 

Análise pormenorizada de cada item de custo que compõe a planilha referencial da IN 5/17 SEGES/MP, com memória de cálculo e fundamentação legal, incluindo os seguintes itens da planilha:

Capitulo 1: MÓDULO 1:-CUSTO DA REMUNERAÇÃO DA MÃO DE OBRA

  • Jornadas de trabalho e seus desdobramentos nas planilhas:

  • Jornada semanal de 44h e 220h mensais

  • Jornada em tempo parcial e jornada proporcional de trabalho

  • Jornada de revezamento 12hx 36

  • Custo da Insalubridade e Periculosidade

  • Demais adicionais

  • Horas extras habituais e não habituais, a previsão em Termo de Referência e o tratamento nas planilhas de custos e formação de preços

 

Capítulo 2: MÓDULO 2- Encargos e Benefícios anuais, mensais e diários

Submódulo 2.1 - 13º (décimo terceiro) Salário, Férias e Adicional de Férias

  • 13º Salário

  • Férias e Adicional de Férias

 

Submódulo 2.2 - Encargos Previdenciários (GPS), Fundo de Garantia por Tempo  de Serviço (FGTS) e outras contribuições.

  • Encargos Sociais e Previdenciários das empresas em Geral e de empresas inscritas no Simples Nacional

  • Como proceder para estimativa do custo do RAT e FAP nas planilhas

 

Submódulo 2.3 - Benefícios Mensais e Diários.

  • Benefícios previstos em Convenção ou Acordo Coletivos que não vinculam a Administração segundo Lei 14.133/21 e IN 5/17 Seges/MP

  • Análise pormenorizada dos principais benefícios: Vale-transporte, vale-alimentação, plano de saúde, seguro de vida, auxílio funeral e outros.

 

Capitulo 3: MÓDULO 3 - Provisão para Rescisão

  • Estimativa do custo do Aviso Prévio Indenizado e suas incidências.

  • Estimativa do Custo do Aviso Prévio trabalhado e suas incidências.

  • Estimativa do custo da Multa incidente sobre FGTS em casos de despedida sem justa por iniciativa do empregador.

  • Custo do Aviso Prévio Trabalhado e Indenizado e sua gestão por ocasião da prorrogação contratual com base na IN 5/17 Seges-MP, Nota Técnica Seges nº 652/17 e em Acórdãos do TCU.  

 

Capitulo 4: MÓDULO 4 - Reposição do Profissional Ausente

Submódulo 4.1 – Substituto em Ausências Legais

  • Estimativa e fórmulas de cálculo utilizadas em cada item de substituição que compõe o módulo: Cobertura de férias, ausências Legais, afastamento maternidade, licença paternidade e ausências por acidente do trabalho.

  • A polêmica sobre a previsão de 2 itens de custos relacionados a férias no modelo de planilha da IN 5/17 Seges/MP.

  • Substituições para cobertura Intrajornada em contratos com jornada de trabalho 12x36

 

Capitulo 5: MÓDULO 5- Insumos diversos

  • Custo de uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs).

  • Custo de materiais consumíveis e materiais aplicados nos serviços integrantes do custo do posto de trabalho

  • Como repassar para o preço o custo dos equipamentos utilizados na atividade: Método de apuração do custo utilizando a depreciação linear. 

 

Capitulo 6: MÓDULO 6- Custos Indiretos Tributos e Lucro (CITL)

· Composição dos custos indiretos. Critério recomendado para Administração Pública referenciais seus preços. 

· Construção da margem de remuneração da empresa (lucro da planilha).

· As 3 formas de tributação das pessoas jurídicas e sua influência na planilha de custos: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Federal.

  • Principais cuidados e orientações a serem previstas em Edital para julgamento de propostas de empresas optantes do lucro real.

  • O regime simplificado de tributação (Simples Nacional) e os contratos firmados em regime de cessão de mão de obra. 

  • Cálculo do PIS, COFINS e ISS conforme os 3 regimes tributários.

Conheça nossa instrutora especialista no assunto

Image-place-SQ.png

Flaviana Paim

Palestrante, congressista e facilitadora de treinamentos abertos e fechados há mais de 15 anos, em temáticas relacionadas à Licitações e Contratos, com enfoque específico para planejamento, gestão e fiscalização de serviços terceirizados na Administração Pública.

Design sem nome.png

INVESTIMENTO

Valor promocional com desconto para inscrições até dia 25/04/25

R$ 2.140,00

Para programa 100% Online, valor por participante.

Valor após

período promocional 

R$ 2.852,00

Para programa 100% Online, valor por participante.

Pagamento:

- Empenho, Ordem de Pagamento e/ou Depósito em conta, ou ainda parcelado no cartão em credito.

*É possível parcelar a inscrição no cartão de crédito, para isso entre em contato conosco pelo e-mail ingep@ingep.com.br

Informamos os dados da empresa:

Nome: INGEP – DESENVOLVIMENTO GERENCIAL LTDA

CNPJ: 10.416.091/0001-02

Dados para depósito

Banco SICREDI- 748

Agência: 0116

Conta: 98371-6

  1. Cada login de acesso à sala virtual dá direito a um único acesso e certificação. É proibido o compartilhamento de senha ou link de acesso, identificados alunos ouvintes não inscritos, estes não receberam certificados de conclusão e será cobrado da instituição contratante o valor equivalente a 50% da equivalência de valor da inscrição por aluno participante.

  2. É vedada a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia, direitos reservados do autor.

  3. Após o termino de acesso ao ambiente virtual o curso será automaticamente excluído da plataforma INGEP EAD assim como as gravações das aulas ao vivo.

Requisitos para acesso ao curso:

I. A presente proposta não exige local específico para que os alunos se acomodem, mas é solicitado o cumprimento dos requisitos abaixo:

  1. Computador com acesso à internet de alta velocidade;

  2. Conexão de internet via cabo ou com ótima conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;

  3. Webcam (preferencial) e microfone ou fones de ouvido;

  4. Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

 

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

bottom of page